terça-feira, 20 de dezembro de 2016

BRASIL - URUGUAI - ARGENTINA - CHILE

Dia 26/12/2016 no aniversario da Bia de 11 anos estaremos partindo rumo a uma aventura incrível, Renato, Sheila, Beatriz e Caio faremos nossa Road Trip por três países serão aproximadamente 17 dias de viagem mais 8 mil kilometros rodando pela America do Sul.
Carro: Honda Fit 1.5 2014/15 Flex mas que ira rodar com gasolina calculo uma media de 14.5 km por litro.
Fontes de consulta: Mochileiros

Esse sera nosso trajeto escolhido.

• Sao Paulo -BR
  • Foz Iguaçu -BR
  • São Paulo -BR

Documentos necessários:

1. Seguro: É obrigatório fazer o seguro Carta Verde ainda no Brasil. Fiz o meu na HDI Seguros para rodar no Mercosul US 54,22 entorno de R$ 180,00 e Soapex para rodar no Chile US 10,41 entorno de  R$ 40,00 pela internet pela Magalhães seguro.
Atenção a data do seguro: se você vai chegar dia 6, o seguro deve começar dia 5. O mesmo vale para o retorno. Se vai retornar dia 20, o seguro deve terminar dia 21.
2. Itens obrigatórios do carro: Cambão, triângulo extra, kit primeiros socorros e apoio de cabeça no banco traseiro*. Além dos itens básicos do carro: extintor, cinto de segurança, cadeirinha pra criança.
3. Documentos pessoais no caso seguro o RG mais a CNH, para as crianças tiramos o RG antes de viajar ou certidão de nascimento.

ACESSÓRIOS: DRONE para filmagem, Camera esportiva (GOPRO), Celulares, Tablets.

DESDE JÁ PEDIMOS A PROTEÇÃO A DEUS EM NOSSOS CAMINHOS SEMPRE E ASSIM QUE INICIARMOS NOSSA AVENTURA VAMOS POSTANDO E ATUALIZANDO.

DIA 25/12/2016  *** NATAL *** e vespera de nossa viagem quase tudo pronto.

Natal mais que especial reunimos a familia foi incrivel muita ansiedade para a partida de manha.

NOVIDADES: nos últimos dois dias estamos contando com o auxilio de GPS  atualizado com os mapas de Uruguai, Argentina e Chile e uma aquisição de ultima toquei o F e teremos um Drone de maior capacidade espero fazer imagens incríveis, agora vai rssss.

Olha o teste do dia 24/12 no museu do Ipiranga.

Dia 26/12 Aniversário da Bia. Parabéns filha te amamos muito Deus abençoe você e curta a viagem.
Acordamos bem cedo 5:00 partimos as 5:30 , São Paulo começando a despertar ruas ja com movimentadas, pegamos rodo anel sentido Regis Bittencourt trânsito livre pegamos lentidão na Serra do cafezal devido a duplicação.
Parada para o café depois da barra do turvo cerca uns 300 km de Sp, mais gasolina na caranga, agora direto para Balneário Camboriú, chegando em Curitiba saída Br 376 e depois BR 101 sentido Porto Alegre, estrada carregada todo mundo querendo pegar Praia depois de mais de 8 horas e 600km enfim chegamos as 14:40, e ai só uma praia para relaxar.

Dia 27/12: Bom dia famíliaaaaaaaaa. Tomamos um bom cafe da manhã saímos 9:30  estamos indo para Gramado antes alguns registros pelo caminho.

27/12 - Vamos ao dia de hoje saimos de Balneario Camboriu em direção de Porto Alegre fomos pela BR 101 estrada boa trecho longo ate entrada de RS pegamos a saida para Gramado tinhamos a vontade de conhecer apesar do trecho acrescentar mais horas seguimos para la passamos pela Serra em Cambara Parque Nacional de Aparados da Serra, lugar lindo a vista maravilhosa paramos no restaurante Mirador para almoçar saimos satisfeito.
Saimos por volta das 14:30 rumo a Canela e Gramado seriam mais 90 km por estrada tranquila e com paisagens legais, seguimos sem transito mas em um ritmo sem pressa.
Chegamos em Canela mas passamos direto para Gramado uma cidade encostada na outra, o tempo estava instavel não animamos muito só descemos para pegar os famosos chocolates e tirar algumas fotos a chuuva apertou e decidimos ir para Porto Alegre para descansar fomos na do GPS e pegamos uma estrada sem noção acabamos voltando e colocando a rota certa.
Bom enfim estamos num apartamento muito simpatico que pegamos no AIRBNB primeira vez, apesar do receio estamos aprovando rss nossa anfitriã estava nos aguardando, decoração aprovadissima, tinhamos rede, geladeira, chuveiro, e inspiração para continuarmos nossa jornada.
Descansar que amanha tem muito mais rss bota estrada, faremos nossa primeira travessia das Americas rss dale Ururguai.

Nossa estadia :

Dia 28/12:Bora cruzar a fronteira, saimos de Porto Alegre 10:00 e tomamos café na estada uns 100 km depois barriga cheia  partimos pela BR 116, pegamos chuva estrada simples muita atenção nas ultrapassagens e sem pressa de chegar.
Estavamos indo para Chui mas acabamos indo em direção a Montevideo caminho mas então chegamos em Jaguarão cidade da divisa de Brasil e Uruguai só percebemos na hora que cruzamos a fronteira rsss dai foi passar a ponte de fronteira fizemos um câmbio de 8,70 pesos Uruguaios por R$ 1,00, depois foi foi passar na Aduana tudo tranquilo carta verde, documentos de todos entrada carimbada e seguimos viagem em território Uruguaio estradas sem fim as paisagens sempre iguais estávamos na dúvida de ir para Punta Del Leste mas desistimos e fomos no caminho mais curto ate Montevideo.
Passamos por algumas cidades do interior Uruguaio é legal ver as coisas mudando, a cultura, os carros, o comércio sensação engraçada  essa de estar em outro país.
Ja próximo de Montevideo passamos por bairros da periferia com um certo receio rss chegando próximo do nosso destino as coisas foram mundando prédios, comércios e enfim chegamos num conjunto de predios em frente ao mar que reservei pelo Airbnb confesso que foi bem estranho estavamos em bairro esquisito, a pessoa nos trouxe a chave e vimos que nosso portunhol era péssimo kkkkk entramos no apartamento umas 20:00 hs o.local estava meio sujo a Sheila odio rss não tinha tv, o Wi-Fi não funcionava que droga achamos uma escolha ruim.

Olha a vista aérea de Montevideo rsss.

Gracias

30/12 Partimos para Argentina Buenos Aires viajamos cerca de 1 hora e meia ate Coloniais Del Sacramento quase encontramos com o Ricky amigo de faculdade quando estávamos chegando ele partiu de Colônia fizemos caminho inverso ele para Montevideo e nos Buenos Aires, iremos pegar a balsa as 16:30 e nos hospedar em Palermo tomara que dê tudo certo.

Ainda no dia 30/12 chegamos em Buenos Aires otimas impressões lugares lindos, boa receptividade em todos lugares, partimos para Palermo otimo bairro ja tinha ouvido falar muito bem e se confirmou e não tivemos problemas com lingua achamos mais fácil hablar com los Hermanos rss.
Nosso apartamento é show pegamos no Airbnb esse valeu apena.

31/12 Chegamos a vespera de ano com muita inspiração para 2017, estamos com muita esperança de ano incrivel sem duvida o ano esta terminando melhor do que começou.

Hoje fomos no Boca Juniors conhecemos o estadio  e tiramos varias fotos curtimos muito foi legal ver esse lugar historico muito para mim Corintiano vai Corinthiansssss rsss depois fomos almoçar num lugar bem conhecido no Puerto Madero local tradicional de culinaria renomada rs e um pouco caro bom no final encontramos brasileiros em todos lugares e Buenos é lugar muito bom para os turista recomendamos a todos.

01/01/2017 Partimos de Buenos Aires com saudades de tudo que passamos na capital foi tudo muito bom, pegamos a Ruta 9 auto pista otima e depois estrada muito boa também ficamos impressionado com a qualidade da estrada em nosso caminho Rosário parada para um lance e uma visita no Monumento as Bandeiras nas margens do Rio Paraná os monumentos Argentinos impressionam e estão bem cuidados aproveitei para fazer umas imagens com o drone e levei um belo de um susto ainda aprimorando o vôo contornei o obelisco subi o mais alto que pude e perdi de vista o programa acionou "return to home" e gelei pois havia um parede na frente imaginei o drone colidindo desesperado tentei cancelar, mas graças a Deus ele pairou muito alto em minha cabeça e desceu sozinho ufaaaa
Voltamos para estrada em direção a Cordoba seriam mais de 400km pela frente mas ja estamos nos acostumando com a estrada e longa distância o tempo passou rápido e chegamos em Cordoba por volta das 18:20. Bom chegamos sem pesos argentinos e acabamos usando cartão no hotel e gasolina sem dinheiro fica difícil rss dia 01 feriado tudo fechado.
Chegamos no Hotel e as crianças foram direto para piscina e para nossa surpresa encontramos com uma família brasileira e estão na mesma rota e combimos alguns roteiros juntos, Paulo muito gente boa a esposa Ana e seu filho João, ficaremos em Santiago juntos e em Mendoza iremos dar uma passada ainda hoje, são mais 700 km dale dale.
02/01 Amanhecemos com uma garoa em Cordoba fomos tomar um belo cafe da manhã ótimo Hotel padrão top rs e fui cambiar aa 8 quadras do hotel andei pelo calçadão de Cordoba jeitao de Sp ruas movimentadas muita gente na rua no primeiro dia útil do ano, bom nas duas casa de câmbio a cotação foi a melhor pois paguei 4.80 em Buenos Aires e nas duas era 5.40, partimos para Mendoza as 10:30 meio atrasados abasteci a caranga no YPF  e depois de 50 km ascendeu a luz da injeção eletrônica ficamos preocupados mas apos uma consulta com um mecânico prosseguimos viagem paramos para almoçar em Rio Cuarto e seguimos para Mendoza paramos para abastecer próximo de San Martin calor de 42 graus um puta deserto lugar inóspito, so dava nos de fora VAI BRASIL.
Chegando em Mendoza avistamos a Cordilheira tão sonhada  a vista de longe ja causa uma sensação, como esperei para esse dia em breve subiremos Los Caracoles ficava imaginando esse momento a uns 8 anos atras, enfim esa chegando.
Dia 03/01 Bom dia, família.
Pela manhã fui a uma concessionária da Honda fui muito bem tratado escaniaram a caranga e Graças  a Deus vamos seguir viagem.
Apos nosso cafe da manha fomos ate o parque da Independencia e em seguida partimos de carro ate Del Gloria lugar lindo e que vista la do alto conseguimos ver a cidade de Mendoza e as Cordilheiras, apos fizemos um tur pela cidade com nossos amigos do Troller Paulo, Ana e Joãozinho e combinamos um churrasco no camping, voltamos para o hotel tomar um banho de piscina e quando foi por volta das 20:00 hs chegamos no camping la encontramos com mais 2 brasileiros Cirilo de Joinville e Italo de Sp, companhias agradaveis com muitas historias para compartilhar, o churrasco foi show comemos chorizo da região e ai veio uma carne de sabor delicioso feito pelo nosso churrasqueiro Paulo de SC um dos melhores churrasco de nossas vidas rss.

04/01 O cansaço bateu rss saimos de Mendoza as 10:00 em direção a Santiago sabiamos que teriamos um trajeto de paisagens lindas pois estariamos atravessando a Cordilheira dos Andes, logo no inicio da Ruta 7 avistamos pela primeira vez os picos com neve foi deslumbrante rss todos esperavamos muito por isso, conforme nos aproximavamos mais das montanha mais ficavamos impressionados que paisagem nunca esqueceremos, cada que subiamos o ar ficava mais pesado devido a altitude e fomos nos adaptando senti um pouco de dor de cabeça e as crianças nem sentiram  nenhum efeito.
O caminho é um pouco perigoso e necessita atenção, passamos sem nenhum problema e paramos na entrada do parque do Aconcagua la encontramos com mais brasileiro de moto de SC é sempre bom estar com pessoas da mesma lingua, ah saimos de Mendoza com nossos amigos de viagem (Paulo, Ana e João).
Passamos pelo ultimo pedagio Argentino e em seguida pegamos a fila da Aduana Chilena ali foram mais de 2 horas cansativas de muito vento, Sol e frio tudo ao mesmo tempo, boca ressecada, nariz haja agua e paciencia. A aduana depois da espera para nos foi tranquilo ninguem revistou nada e seguimos Chile adentro.
Bom dai veio um trecho de muita expectativa Los Caracoles um lugar de curvas impressionantes pelas curvas fechadas e pela altura da cordilheira ali paramos para tirar foto e filmar foi surreal estar ali como sonhei com esse dia adrenalina subiu rsss e registramos tudo que pudemos.
Chegamos em Santiago muito cansados mas o apartamento compensou lugar espaçoso 5 estrelas e de vista previlegiada.

Dia 05/01 Meio cansados fomos tentar chegar na reserva de San Jose de Maipo vi fotos de la e achei mudo loko o lugar dava uns 70 km de Santiago longe pra caramba bom arriscamos, andamos pelo Vale de Maipo o Rio e de tirar o fôlego.

Dia 06/01 Visita a Concha Y Toro muito aguardado antes fomos visitar o Mirante de Santiago, que vista deslumbrante de toda Santiago, fica evidente que o Chile vai muito bem obrigado.

07/01 Bom dia família, é lógico que o cansado bateu rss mas estamos firme na Road trip saimos de Santiago as 10:30 sábado finalmente ruas vazias pois parecia São Paulo com trânsito caótico. Nosso destino La Serena em sentido Norte e o mar do Pacífico.
Revezamo a direção eu e minha Sheila, as estradas são ótimas acho foi pela rota 5 panamericana Sul duplicada tranquilo, os chilenos são um bando de porras loucas, correm, ultrapassam pela direita jogam na sua frente e fod se rss.
A vista do Pacífico sensacional estava cochilando mas não perdi a vista rs, cara as paisagens tem cara do Chile seca, deserta em quase todo percurso.
Segue as fotos.

LA SERENA

08/01 Deixa eu correr que estou atrasado rs chegamos em La Serena por volta das 20:00 hs e fomos nos hospedar peli Airbnb um apartamento muito bom e rachamos com a família do Paulo, como ja era tarde resolvemos fazer um mercado e fazer janta em casa mesmo e assisir um filme.
A vista do apartamento era muito boa, acordamos um pouco tarde fizemos como sempre um bom café e fomos pegar uma praia no Pacífico que tínhamos ideia do que nos esperava uma água gelada.
Outra coisa que ja sabiamos é que era proibido bebidas alcoólicas em público kkk brasileiro toma de tudo era difícil resistir a essa combinação e damos um jeito de tomar umas cervejas escondidas e enfim rolou um banho de mar no Pacífico geladaaaaaaa rsss.

Dia 09/01 Partimos para Antofagasta seriam mais de 800 km puxado mas com vista para o Pacífico esperavamos paisagens incríveis deserto e Costa do Chile as imagens  vão tentar mostrar um pouco do que vivenciamos.
Segue as imagens.

10/01 Antofasgasta nos surpreendeu, sua história e a estrutura mais a beleza de sua cidade ficamos em hotel 5 estrelas por preço de pousada rs valeu a dica da Ana que hotel.
O dia em Antofagasta combinamos com os amigos de estrada e agora também para o resto da vida, que iríamos no museu arqueológico onde haviam história do período de formação geológica da terra pois a cidade tem como principal atividade a extração mineral então fizemos a visita ao museu e curtimos bastante pois ate  fósseis pre históricos.
Fizemos também uma visita no porto antigo de Antofagasta onde conservam algumas coisas desde a fundação do Porto.
O Sol pegando forte e tínhamos uma piscina top daquelas de filme então foi pegar as roupas e partir para piscina as crianças estavam cobrando muito e curtimos uma vista linda o Hotel é dos melhores rss.
Encerramos o último dia em Antofagasta com um jantar com nossos amigos Ana e Paulo a noite  estava muito agradável, foi muito bom então brindamos a tudo que passamos nesses últimos dias a parceria da estrada e a companhia que nos fez muito bem.
No dia seguinte nos despedimos e partimos para San Pedro do Atacama
Dia 11/01 Família chegamos em San Pedro do Atacama a inteDia 10/01

No dia seguinte nos despedimos e partimos para San Pedro do Atacama Internet é muito ruim, consegui postar somente agora pela manhã do dia 12 rs vou tentar colocar as fotos acho difícil, ate mais.

Dia 11/01 A internet de manhã esta bem melhor rsss viajamos de Antofagasta ate San Pedro do Atacama foram entorno de 400 km foi rapido as belas paisagens nos acompanharam, impossível não querer registrar tudooo.
San Pedro é rústico demais ruas sem nenhum tipo de calçamento, vários tipos de comércio principalmente de turismo, estamos pensando em gastar pouco e fazer os passeios por conta própria, bom fizemos a tentativa mas ja era tarde até o Vale de La Luna então fomos até o mirante ver o por do Sol e aproveitei coloquei o drone.
Segue as fotos.

Amanhã tem mais

Dia 12/01 Oi família a Internet nos deixou na mão aqui isso não tem relevância rs, bom programamos alguns passeios mas no fim so rolou uma Laguna Cejar meio sequinha andamos pelo deserto o google maps nos levou ao lugar certo.
Dica se vc vem de carro não vale a pena contratar os passeios apesar que um de uma agência disse que vc perde informação sem o guia mas a natureza ajuda nisso então optei por fazer por conta própria economizei entorno de 50% acho qyr valeu rss.
Bom fomos até a Lagunas pois queria tomar banho nas águas, mas acabei indo em.direção errado, bom também queríamos ver os Flamingos então partimos para Toconao onde fica o Sallar do Atacama, o Sol castiga bastante sempre com água gelada até a Reserva dos Flamingos foram mais 40 minutos boa parte em chão batido coitado do Honda foram dias difíceis, chegamos a Reserva fomos recebido pelo José que foi nosso guia  muito simpático e prestativo no caminho nos deu água gelada de verdade rs, todos os parques são pagos pagamos entorno R$ 50,00 para todos e valeu a pena vimos as 3 espécies de flamingos e muito próximo as crianças ficaram encantadas.
Depois da visita da reserva fomos almoçar bem tarde e ficamos na pousada e eu o Kaka podemos fazer uma escala até o mirante da região.

Segue as fotos

Dia 13/01 Visita ao Geiser de El Tatio uma das atrações principais de San Pedro, depois de colher informações pesquisei no Google maps e decidi ir por conta própria, quem vai com excursão as vezes tem que acorda 3:30 da madrugada, mas no nosso acordamos por volta das 5 preparamos nosso cafe da manhã roupas de frio e pegamos ruta 245 o Google levou certinho dai em diante foi  andar por uma estrada de terra por cerca de 1:30 as vezes pegava trechos que sacudia tudo e fomos encontrando uma galera indo, várias Vans estava tudo escuro não viamos nada.
Enfim chegamos a ElTatio de longe viamos a fumaça dos gêiseres dai falta fôlego pelo ar devido a altitude e pela incrível vista de vulcões e os gêiseres, estava muito mas não senti muito o Caio e a Bia levamos cobertores e enrolamos rss apesar do frio eles curtiram muito e nos também, veja as fotos

A volta de El Tatio pudemos ver a vista do alto de varias regioes e lindas paisagens Lhamas, passaros, Patos e Flamingos. Ficava dificil não parar com tanta coisa legal para registrar e tome foto. Curtimos muito a descida fizemos uma parada e aproveitei para colocar o drone no ar, como estava cedo resolvemos fazer mais dois passeios Vale de La Luna e Marte o primeiro fizemos o roteiro das cavernas e visitamos todo parque as crianças curtiram muito levaram a lanterna e brincaram de exploradores e Vale de Marte pegamos duass pranchas para fazer a descida das dunas eu o Kaka uma de bodyboard e outra de snowboard foi muito loko apesar de  Duna ser gigante e cansativa ah eu descia primeira vez com prancha ao contrario rss mas eu e o Kaka brincamos com os tombos, depois veio uma chuva com raios e trovão e fizemos um registro de uma tempestade de areia demais.

Dia 14/01 Nos despedimos do Atacama e partimos para fronteira da Argentina, subimos a nossa altitude e tivemos a vista do alto e muito próximo do Licancabur e subi o drone esta bem frio, no caminho vimos muitas Lhamas  e flamingos impossível não registrar.
Chegamos na Aduana na expectativa do tempo de espera mas a fila era pequena foi necessário fazer a passagem em 4 guichês muitos argentinos do norte voltando do Chile com eletrônicos, bom foram duas horas menos de quando entramos no Chile então foi tranquilo, havia um posto mas sem gasolina tínhamos mais de meio tanque e fomos embora, apos uns 100 km paramos numa cidade minúscula parecia filme uma bomba de gasolina uma fila de motoqueiros batemos um papo e decidimos abastecer uns 280 pesos uns 50 reais deu pouco mais de 10 litros. A viagem seguiu e tivemos pela frente novos Salar e montanhas nosso destino era Salta e no gps haviam rotas alternativas mas nem passou na minha cabeça de sair do asfalto, e pelo caminho tempestade de areia e após uma serra monstro Los Caracoles parecia pequena e fizemos registro de tudo, o meu limpador de parabrisa não estava funcionando direito e fizemos uma parada de emergência no alto da serra cerca de 4.175 mts de altura, na serra um trabalhador de uma obra nos auxíliou e podemos prosseguir apos a descida passamos por Purmamarca e as montanhas das sete cores bom tudo muito louco e incrível mas apos passar viemos nos deparar com muitos caminhões no acostamento e carros e fomos parados num bloqueio onde nos informaram sobre a queda de barreiras e pedras devido a chuva forte, a mais forte em 40 e 70 anos em várias regiões.

Serra incrível muito mais radical Rota 52

Purmamarca Montanha sete cores

Dia 15/01 Ficamos em Tilcara sabiamos que um pessoal que encontramos estariam la então fomos e nos hospedamos numa pousada era muito charmosa eram cabanas aconchegantes preço super bacana e o dono um baita gente boa Sr Emílio recomendo muitooo o cara fez o melhor câmbio e nos deu muitas informações sobre o que estava acontecendo nas estradas, depois ainda indicamos o Silvio e a Elaine e seu filho Júnior que conhecemos na Aduana, que família legal e somos vizinhos em Sp. Ainda depois no outro dia recebemos nossos amigos do Troller Paulo, Ana e Joãozinho.
Paulo meu amigão ainda trouxe 20 litros de gasolina a coisa estava feia na região o posto de Tilcara não tinha mais gasolina, faltava carne e as notícias não eram boas pois a chuva continuava.
Bom aproveitamos para fazer a garganta do Diabo e que aventura as crianças adoraram fizemos um trekking mas antes a subida ate a garganta de carro é de dar medo em marmanjo, estou enviando as fotos e depois continuo.

Cabanas Aguacanto

Nossos vizinhos Elaine, Silvio e Junior e depois Paulo Ana e João

Três famílias brasileiras curtindo essa grande aventura

Com 3 dias em Tilcara procuramos o que fazer fomos ate a Garganta do Diabo um vale bastante alto com trilha ate a cascata, muito bom.

Nossa programação era sair do Atacama e seguir direto a Salta uma cidade grande da Argentina, então como ficamos 3 dias em Tilcara gerou uma ansiedade de ir embora passaamos 15, 16 e 17/01 nesse ultimo dia de manha nos aprontamos e partimos ja coma informação de que a estrada liberada, vimos nos jornais locais que a chuva na região de Jujuy tinha afetado uma varias cidades que passamos e que tinha chegado ate nos, alem disso na globo vimos tambem brasileiros comos nos estavam isolados. Bom pegamos a Ruta 9 logo no inicio um anda e para a primeira cidade era Volcan, soubemos qu um vulcão inativo transbordou e levou junto muita lama e pedras e realmente arrostou muita coisa foi impressionate quando passamos haviam caminhões e tratores soterrados e a cidade coberta por lama, a beira da estrada montaram tendas do exercito.

Olha o estado do Honda coitado, atras estavam mais preparado, Troller e Suzuki.

Fomos para Salta mas antes uma parada para limpar o vidros, em Salta entramos para almoçar e dar uma espiada na cidade que todos falam muito bem, foi o tempo de almoçar com os amigos e encontrar mais brasileiros, uma galera de Chapeco uns senhores bem animados rss e continuar, queriamos rodar o maximo que podiamos entorno de 800 km, nessa parada ficaram nossos inesqueciveis amigos Paulo e Ana e Joãozinho e contunamos com Silvio, Elaine e Junior viznhos da Vila Matilde com poucos pesos procuramos posto que aceitassem cartão, em Montes Queimados paramos para decidir se proseguiriamos ou parariamos pela frente estrada ruim e o perigo da noite nossos vizinhos ficaram e nos decidimos seguir em frete, foi nosso momento mais tenso da viagem a noite chegou os buracos acabaram mas a incerteza da escuridão trouxe um pouco de apreensão.
Graças a Deus achamos um posto que aceitava cartão e um frentista que trocou reais por pesos e mais 70 km chegamos em Roque Sans Penã onde havia um hotel muito bom mas LOTADO que raiva rodamos tanto para ficar um hotelzinho sem vergonha.

Salta

Dia 18/01 Saimos de Roque Sans Penã em direção a Foz outra puxada boa de 800 km estávamos atrasados por isso dois dias de estradona, esse trecho passamos por duas cidades grandes Corrientes e Pousadas onde almoçamos, usamos a Ruta 12 trecho bem melhor do que pegamos no dia anterior, ansiedade grande para chegar no território brasileiro, ja tínhamos reservado pelo Airbnb uma casa em Foz com piscina e preço muito bom e como trecho era grande foi inevitável chegarmos a noite por volta de quase 22:00 isso mesmo mas com mais tranquilidade. Enfim Brasil feijão, reais, tchau portunhol na Aduana Brasileira com Argentina menos rigor uma passagem suave por um Drive Thru e liberação, ao chegar no nosso endereço fomos recebido pela nossa anfitriã que nos aguardava preocupada pois atrasamos um pouco, e ficamos contente com uma casa confortável só para nos e com piscina, foram três dias bem relaxantes.
Aproveitamos para conhecer as Cataratas do Iguaçu e atravessar a ponte da Amizade no Paraguai para fazer compras.

Dia 19/01 Dia de compras relaxar na piscina calor de uns 35 a 38 graus

Dia 20/01 Passeio nas Cataratas do Iguaçu

Aqui nos reencotramos com nossos amigos da Vila Matilde bem na passarela das Cataratas.

DIA 21/01 Fim da nossa Jornada.